
Estúdios
& Criativos
do Nordeste
do Brasil
Esse é um mapeamento livre de estúdios de design, designers independentes e outros criativos da área, que estão localizados e atuam no Nordeste do Brasil.
Essa lista tem o intuito de trazer visibilidade e representatividade para toda uma gama de criativos que lutam para se manterem dentro do Nordeste, atendendo a clientes locais, nacionais e até internacionais, mas que por uma questão de cultura de mercado, não são conhecidos, procurados ou considerados dentro do próprio mercado nordestino. A proposta é trazer visibilidade e incentivar que empresas, indústrias e órgãos públicos nordestinos busquem investir nos talentos dos 9 estados do Nordeste, o que irá gerar mais empregos, mais desenvolvimento criativo e tecnológico, mais oportunidades para jovens profissionais e criar um território fortalecido e autosuficiente criativamente.
Manifesto
O design nordestino se alimenta ou serve de alimento? Dentro da cadeia de transformações que traz o foco sobre o design nordestino, está a eterna migração. Com o movimento de migrar para outras regiões em busca de reconhecimento e valorização, cada vez mais designers nordestinos estão deixando suas terras e culturas e adentrando em outros mercados. Isso tem um lado positivo e um lado negativo.
O ponto positivo talvez seja a miscigenação de culturas e a amplitude que esse movimento migratório tende a gerar de diversidade, sotaques e ideias incríveis. Afinal, quantos prêmios de agências e estúdios de outras regiões tem nordestinos nas equipes? A contribuição é gigante e a visibilidade se torna cada vez mais necessária.
Por outro lado, a evasão de criativos com potenciais transformadores, seja por qual motivo, gera uma escassez de mercado local, o que põe em riscos iniciativas dos poucos que ficam, gerando uma cadeia de consequências.
Primeiro que, boa parte dos estúdios regionais atendem em sua maioria empresas locais, mas nem sempre empresas locais investem em estúdios regionais. Grandes empresas e até o órgão público investem no sudeste e sul, gerando uma evasão de valores que poderiam funcionar para criar todo um ecossistema aqui, por exemplo:
Estudantes que se formam em universidades locais /// estúdios e agências que recebem, treinam e evoluem esses designers, com salários dignos e planos de carreira /// mercado capacitado com grandes marcas geram bons produtos, avanços em vendas e investimentos /// o mercado externo passa a enxergar a potencialidade do design nordestino como agente independente e autônomo, e não como mão-de-obra.
Segundo que a realidade atual é um eterno jogo de altos e baixos para os estúdios locais, fazendo com que fechem as portas e se entreguem a “novos desafios”. O que fica? Talvez a eterna sensação de que somos uma fábrica de talentos para alimentar outros mercados e desvalorizar o real valor local. É ralar bastante para tirar leite de pedra e aceitar esse desafio como parte do processo.
A gente quer melhorar aqui dentro, de dentro pra dentro. São vários caminhos, várias jornadas, mas o propósito é um só: valorizar a nossa linguagem, ideias e cores, fortalecendo e desenhando o que se define design nordestino. Dos ancestrais ao contemporâneo, do Maranhão à Bahia. Nos noves cantos dessa região, vamos investir no design local e manter nossos criativos e riquezas aqui.
Index
Alagoas
Júlia Maria
Herbet Loureiro
After you are done just click on the yellow checkmark button on the top right. Have Fun!
Hey there, this is the default text for a new paragraph. Feel free to edit this paragraph by clicking on the yellow edit icon.
Bahia
Laboratório Labirinto
Estúdio Voulta
Estúdio Agá
Studio Lombra
Estúdio Duna
Grida
Rogério Pedro
Insólita
Sociedade da Prensa
Mete Mão
Maíra Moura Miranda
Zantana
Rapha Baggas/Designativista
A Margem Press
Tanto Cria
Ceará
Miligrama
Militão Queiroz
Blanke
Nenhum Estúdio
Zec Junior
Vibri Design
Lorena Costa
Danke Design
Maranhão
Agência Phocus
Roque Boa Morte
a
a
Paraíba
Neopop Imaginária
Folks
Roma
Nil Brands
Tampa Estúdio
Jordy Ribeiro
Micael Micmas
Gruta Design
Vito Quintans
Ares Design
Batente Estúdio
Pernambuco
Estúdio Mola
Abacat
Thiago Muniz
Anima
Viela Estúdio
BQS
Buggy
Jeff Allen
Jéssica Paiva
Bel Andrade Lima
Eme Naming
Edu Nóbrega
Fábrico de Ideias
Thiago Couceiro
Estúdio Oba
Piauí
Latina Costa
Cardoso Not
a
a
Rio Grande do Norte
Djanete
Casulo Cria
João Costa
Rima Estúdio
Team Fullback
Hyfen Design
Sergipe
Chá de Bold
Breno Loeser
Ruma Criativos
Chá de Bold